domingo, 22 de janeiro de 2012


PY1ABA  147030  REPETIDORA FILIADA AO GRANF
A REPETIDORA 147030 FOI RETIRADA DA PEDRA DO IMPERADOR ONDE TINHA SIDO INSTALADA EM 2011 EM CARÁTER DE EMERGÊNCIA LOGO APÓS A TRAGÉDIA QUE ABALOU NOSSA CIDADE, NA ÚLTIMA QUINTA FEIRA DIA 19\01\2012 A REPETIDORA FOI LEVADA PARA O MÉDIO CALEDÔNIA (PROVISÓRIO), AINDA ESTA SEMANA O GRUPO DE RADIOAMADORES DE NOVA FRIBURGO FARÁ TESTE EM OUTROS PONTOS DA CIDADE PARA ENTÃO ESCOLHER O MELHOR LUGAR PARA ESTALAR EM DEFINITIVO A REPETIDORA QUE SERÁ COMO SEMPRE FOI PARA USO DE TODOS OS RADIOAMADORES.
LEMBRAMOS AOS AMIGOS RADIOAMADORES QUE TEMOS FEITO ENCONTROS, BATE PAPO NA SALA DE COMUNICAÇÕES NA PRAÇA GETÚLIO VARGAS, 92 CENTRO  TODAS AS QUARTAS, SEXTAS E DOMINGOS ESPERAMOS POR TODOS.
O GRUPO DE RADIOAMADORES DE NOVA FRIBURGO ESTÁ ABERTO A TODOS OS RADIOAMADORES, VENHA E PARTICIPE.
PU1JSC  -  JANDERSON

terça-feira, 17 de janeiro de 2012


Publicado em 17/01/2012          (JORNAL A VOZ DA SERRA )

IPVA 2012: alteradas as datas de vencimento para fins de placa 0 e 1

Os proprietários de veículos com fins de placa 0 e 1 terão mais alguns dias para quitar a cota única ou a primeira das três parcelas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores—IPVA 2012. A Secretaria estadual de Fazenda alterou o calendário devido à dificuldade de muitos contribuintes para imprimir as guias de regularização de débitos (GRDs) pela mudança do sistema de centralização de cobrança do Estado, dos bancos Itaú para o Bradesco, que agora também emite as GRDs. 
Com a alteração no calendário, a cota única com 10% de desconto ou a primeira parcela do IPVA dos veículos com fim de placa 0 podem ser quitadas agora até o próximo dia 23 e não mais até esta segunda-feira,16. A segunda e a terceira cotas para os que preferirem o pagamento parcelado não sofreram alterações e continuam com vencimentos nos dias 17 de fevereiro e 19 de março. Já a cota única ou a primeira parcela do tributo para os veículos com fim de placa 1 terão vencimento no próximo dia 24. Os demais fins de placa não tiveram alterações no calendário de pagamento. 
Vale destacar que este ano os proprietários de veículos podem quitar o IPVA em qualquer banco e não mais somente no Itaú. Para efetuar o pagamento basta emitir o boleto bancário da GRD na internet nos sites www.fazenda.rj.gov.brwww.detran.rj.gov.br ou ainda no www.bradesco.com.br. Quem for cliente do Bradesco pode ainda quitar o IPVA através do débito automático ou nos caixas eletrônicos da rede de autoatendimento Bradesco Dia & Noite. 
Neste exercício fiscal, não é cobrada a taxa de serviço bancário de R$ 2,98. Junto à cobrança do IPVA 2012 são embutidas as taxas de licenciamento anual (vistoria), seguro obrigatório (DPVAT) e de emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)—o popular verdinho, que é entregue aos proprietários de veículos imediatamente após a vistoria anual nos postos do Detran.

Calendário de vistoria obrigatória dos veículos não sofreu alteração

Após a quitação do IPVA 2012 em cota única com desconto ou das três parcelas, os proprietários dos veículos devem ficar atentos à obrigatoriedade da vistoria anual. Os veículos com fim de placa 0 devem ser inspecionados nos postos do Detran até o próximo dia 30 de abril. Os de fim 1, até 31 de maio; fim 2, até 30 de junho; fim 3, até 31 de julho; fim 4, até 31 de agosto; fim 5 e 6, até 30 de setembro; fim 7 e 8, até 31 de outubro e fim 9, até 30 de novembro. 
Os veículos zero quilômetro adquiridos em 2011 não precisarão ser levados aos postos de vistoria para o licenciamento anual. Para agendar a vistoria basta o proprietário do veículo acessar o site do Detran (www.detran.rj.gov.br) ou telefonar para o 0800-020-4040 (ligação gratuita). Na vistoria são inspecionados itens básicos de segurança dos veículos como sistema elétrico, iluminação, sinalização, equipamentos obrigatórios, estado de conservação, componentes complementares e também itens de emissão de poluentes. 
MAIS RIGOR - Este ano os inspetores do Detran serão mais rigorosos na verificação dos itens poluentes dos veículos. Uma lista divulgada pelo órgão dá conta de pelo menos 23 itens que deverão ser conferidos na inspeção da emissão de poluentes. Tal procedimento consome apenas um minuto durante a vistoria e é feito por equipamentos computadorizados. Entre as causas da alta emissão de gases poluentes estão o entupimento do filtro de ar e do injetor de combustível, defeitos no carburador e velas desgastadas. Uma manutenção básica destes itens pode sair por até R$ 400 nas oficinas mecânicas. 
Antes de levar os veículos para vistoria os proprietários deverão observar a necessidade de substituição das velas, cabos e limpeza dos bicos injetores. Se o veículo for reprovado por causa de alguns destes itens, o proprietário terá até 30 dias para providenciar o reparo exigido e retornar ao posto de vistoria, sem a necessidade de novo agendamento e sem pagamento de novo Documento Único de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (Duda). Este tipo de inspeção, de acordo com o Detran, será obrigatório a partir deste ano para os carros de passeio. Nos postos de vistoria do interior, até o ano passado este procedimento era adotado apenas para utilitários de transporte de passageiros.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Na tragédia do ano passado, Nova Friburgo ficou sem luz e telefone. A comunicação foi garantida pelos radioamadores. Muito abnegados, os integrantes dessa categoria—que têm até uma associação—não se limitaram a passar e receber informações. Também puseram mãos à obra e com seus veículos ajudaram no transporte de pessoas e suprimentos.
O presidente do Grupo de Radioamadores de Nova Friburgo (Granf), Carlos Eduardo Bastos Fontão (Cacá), fala do grande serviço prestado à época e que continua até os dias atuais. No dia 12 de janeiro do ano passado a cidade se viu sem qualquer tipo de comunicação e os radioamadores é que entraram em ação. Até ao meio-dia, 17 radioamadores já estavam operando em vários pontos do município, principalmente nos pontos mais afetados. E todas as informações eram repassadas aos órgãos constituídos, como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Força Nacional e Batalhão de Operações (Bope).
O trabalho era transmitir as informações de cada bairro no sentido de obter resgate, salvamento e ajuda humanitária, como alimentos. O próprio Cacá, com outras pessoas, trabalhou com seu carro nesse sentido e se deslocava para pontos como o Hospital Unimed, Campo do Coelho, entre outros lugares. 
Como os equipamentos dos radioamadores funciona a bateria, na ocasião foi montada uma repetidora no Alto de Olaria. Com ela a categoria conseguiu cobrir boa parte do município. Hoje em dia esta repetidora está instalada na Pedra do Imperador e outra está sendo deslocada do Baixo Caledônia para o Altíssimo Caledônia (pico). Isto facilita o trabalho dos radioamadores, que continua.
No decorrer desse ano a categoria participou de várias reuniões de associações de moradores e do plano de contingência do Conselho de Desenvolvimento de Nova Friburgo (Codenf), entre outras. Os radioamadores também têm participado dos simulados da Defesa Civil e quando começa a chover forte todos estão de prontidão, como ocorreu no início do ano.
Uma sala de comunicação e reuniões da categoria foi montada na Praça Getúlio Vargas, 92, 1º andar, junto à sede da Cruz Vermelha local, cedida pela prefeitura. Também foram aplicadas provas para radioamadorismo, pois o número de adeptos aumentou. Este hobby não é barato. Para se montar uma estação base, com rádio e antena novos passa dos mil reais. À medida que a pessoa vai tomando gosto pela coisa, vai querendo ampliar os equipamentos, ao ponto de haver quem gaste até mais de 30 mil reais em sua estação.
O Granf é uma instituição sem fins lucrativos e atua há mais de 20 anos. As repetidoras também são mantidas através de rateio entre os integrantes. Depois da catástrofe houve ajuda de outras entidades que, junto com a união das participantes, permitiu a melhoria dos equipamentos das torres. “E vamos trabalhar para o que for preciso para ajudar a população”, entusiasma-se Cacá. E complementa: “A gente espera que nada aconteça, mas vai estar de prontidão, o tempo que for necessário para fazer as comunicações necessárias em Nova Friburgo”.
A sede do Granf tem reunião aberta às quartas e sextas-feiras, a partir das 19h, e aos domingos a partir das 10h. É a oportunidade para bate-papos, troca de experiências e acolhimento aos interessados em ingressar nesse hobby, com informações sobre como proceder, tipos de equipamentos comprar. 
“Depois da catástrofe a gente está se organizando cada vez mais. Até então radioamador era considerado aquele cara que dava interferência na antena dos outros. Agora, não. Há pouco mais de um mês o Granf foi considerado de utilidade pública, aprovado pela Câmara Municipal, e estamos crescendo para ajudar”, finalizou Cacá.
FONTE: JORNAL A VOZ  DE SERRA  DE 12\01\2012
12 DE JANEIRO DE  2011

NOVA FRIBURGO REGISTRAVA A MAIOR CATÁSTROFE CLIMÁTICA DO BRASIL, E UMA DAS DEZ MAIORES DO MUNDO.         SÃO MUITOS E TRISTES FATOS E LEMBRANÇAS QUE MARCARAM O ANO DA VIDA DOS FRIBURGUENSES,
ATÉ HOJE AINDA É IMPOSSÍVEL ESQUECER TUDO O QUE ACONTECEU COM O NOSSO POVO , MUITOS AINDA SEM TER ONDE MORAR, MUITOS SEM TER POR PERTO SEU PAI, SUA MÃE, SEU FILHO , SEM SUA FAMÍLIA INTEIRA, MUITAS VIDAS SE PERDERAM GRANDE FORAM OS DANOS MATERIAIS, CASAS E BAIRROS INTEIROS SOTERRADOS PELA LAMA. MAIS NOSSO POVO É GUERREIRO E VAI DAR A VOLTA POR CIMA SE DEUS QUISER.
NÃO PODEMOS ESQUECER DE AGRADECER A SOLIDARIEDADE DO POVO  BRASILEIRO, AJUDAS VIERAM DE TODOS OS LADOS, CESTAS BÁSICAS, ÁGUA, ROUPAS E MÃO DE OBRA DOS NOSSOS AMIGOS RADIOAMADORES QUE APÓS A TRAGÉDIA COLOCARAM SEU CARROS A DISPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO ENTREGANDO ÁGUA, COMIDA E OUTROS.
NOSSOS AMIGOS DA CRUZ VERMELHA, EXÉRCITO, FORÇA NACIONAL, DEFESA CIVIL E OUTROS QUE NÃO MEDIRAM ESFORÇOS PARA AJUDAR , PRINCIPALMENTE O CORPO DE BOMBEIROS, HOMENS ESTES QUE DERAM SUAS VIDAS LITERALMENTE PELA VIDA DO PRÓXIMO , FORAM TRÊS HERÓIS QUE MORRERAM NAQUELE DIA NO EXERCÍCIO DA SUA FUNÇÃO.         PARABÉNS A TODOS OS FRIBURGUENSES.
QUE DEUS ABENÇOE ESTE DIA !

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

GRANF


NOVA SALA DE COMUNICAÇÕES 

PRAÇA GETÚLIO VARGAS , 92 - CENTRO - NOVA FRIBURGO - RJ

QUARTA-FEIRA DAS 18:30 ÁS 20:00 hrs
SEXTA-FEIRA DAS 18:30 ÁS 20:00 hrs
DOMINGOS DAS 10:00 ÁS 12:30 hrs

VENHA NOS FAZER UMA VISITA

PU1TSD GABRIEL


GABRIEL NO CALEDÔNIA

COM MAIS DE 70 ANOS , O  RADIO AMADOR QUERIDO POR TODOS EM NOVA FRIBURGO   
FOI NA REPETIDORA 145,350 NO MÉDIO CALEDÔNIA COM FACILIDADE E AINDA SUBIU NA TORRE PARA AJUDAR NA MANUTENÇÃO DA REPETIDORA.
PARABÉNS PU1TSD GABRIEL PELA DISPOSIÇÃO